sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Segurança do trabalho - Bares e Restaurantes

Muitos são os riscos dentro de um restaurante, em especial na cozinha. Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir os acidentes



A segurança do trabalho age na prevenção de acidentes, incidentes e qualidade de vida, precisam estar presentes em toda e qualquer área e profissão. Em restaurantes há normalmente um número menor que cinquenta funcionários-de acordo com a NR Norma Regulamentadora nº 04 SESMT Serviço Especializado em Saúde Segurança e Medicina do Trabalho só há necessidade de contratação de técnico de segurança no trabalho em empresas com um número de 50 a 100 funcionários, e dificilmente encontramos técnicos especializados para garantir a segurança, prevenir acidentes e garantir a qualidade do ambiente para os funcionários e clientes.

Em restaurantes há vários utensílios que são usados na cozinha e a maioria deles oferecem grande perigo e podem provocar acidentes. Entre os anos de 2006 e 2013, foram notificados 3.234 acidentes graves ou fatais envolvendo trabalhadores na área de alimentação no Estado de São Paulo. Quase 50% dos casos notificados ocorreram com cozinheiros, atendentes de lanchonete, garçons e copeiros.  Por isso, é de suma importância que haja um cuidado redobrado.

-Os equipamentos de proteção individual precisam ser adequados, estar em boa conservação de uso, dentro da validade, antes, durante e depois do uso do determinado utensílio. Exemplo: a faca normalmente é bem afiada e é importante que esse utensílio tenha proteção, principalmente após o uso, para ser guardado de modo a não causar acidentes.

-É importante que o funcionário seja qualificado, se for um aprendiz é necessário o acompanhamento do mesmo, pois muitos são os perigos que rodeiam a cozinha, como, fogo, água quente, utensílios pontiagudos, vazamento de gás, risco de queda, entre outros.

-Em horário de pico é fundamental tomar cuidado com pessoas e objetos, pois a movimentação também é acelerada na cozinha e é propício para acidentes.

-Evite trabalhar preocupado, pois jamais se deve trabalhar no “piloto automático”, é necessária toda atenção no manuseio dos utensílios e movimentação de pessoas.

-Outro fator essencial são os cabos das panelas, é bom mantê-los em bom estado de conservação, nunca frouxo e sempre com o cabo para dentro do fogão, quando estiver quente é bom avisar aos demais sobre não se aproximar ou tocar.

-Também há acidentes em armários pontiagudos, várias batidas causam machucados sérios, dê preferência a armários com pontas arredondadas.

-Quando estiver fazendo fritura, a atenção é redobrada, pois além de poder causar queimadura através de um derramamento, há frituras que espirram muito, podendo causar queimadura de até terceiro grau.

-Evite deixar panos ou toalhas penduradas muito perto do fogão, pois isso pode se tornar um foco para incêndio.

-Ao cozinhar qualquer alimento na panela de pressão, verifique se a panela está em boas condições e ao abri-la observe se a pressão interior já saiu e se encontra igual a pressão atmosférica. A válvula presente nestas panelas nos indica o momento exato de abri-las. 

Contrate um Técnico em Segurança do Trabalho já,


Nenhum comentário:

Postar um comentário